Entre o riso e o choro, o drama da vida ou a comédia a cores ou a preto e branco. A verdade escondida que nos faz pensar e crescer, meras coincidências que nos dizem tanto ou quase nada, momentos bem passados de preferência partilhados, numa boa companhia e num pacote de pipocas.

domingo, 24 de março de 2013

LOVERS VANISHED

 "Uma vez você me perguntou: viver a vida inteira sem ver o mar ou reduzir sua vida e vê-lo uma vez? Qual escolheria?"


"Lovers Vanished ou Stormy Night é um filme coreano independente de 2010, que assume corajoramente o controverso tema da AIDS, ao acompanhar a fatídica relação entre um criminoso em fuga e uma jovem mulher, com um passado trágico. A temática do filme se insere, quando Mia (Hwang Woo Soul) encontra seu amante, mágico, San Byun (Jung Yun Min) com seu namorado homossexual, em quem ela dispara, acidentalmente. San Byung assume a culpa pelo crime e conhece na penitenciária Su In (Kim Nam Gil), um jovem que foi condenado à prisão perpétua pelo assassinato de sua esposa, um crime que ele alega não ter cometido.


 Acreditando que seria libertado por razões humanitárias, Su In injeta-se com o sangue contaminado de Sang Byun, apenas para descobrir que somente será transferido para um hospital penitenciário. Desesperado para encontrar o amante de sua esposa e o seu real assassino, ele consegue fugir e o encontra (Kim Jae Rok), só para testemunhar o seu suicídio. Desesperançado em viver, Su In se encaminha para um remoto café em Jeju, seguindo as instruções Sang Byun, lá ele encontra Mia. Floresce um gradual sentimento entre ambos, a polícia contudo, está cada vez mais perto de Su In. Parece muito pouco provável que os dois tenham uma real chance de felicidade."


Pensei em começar a descrever este filme como a história de três seres abandonados pela fortuna, mas estaria a mentir. Mia, San Byung e Su In escolheram o seu próprio destino, escolheram ser felizes e são-no, de uma forma talvez atípica, cada um à sua maneira, mesmo que isso implique a sua liberdade ou longevidade. Mas de que vale a vida se não podermos estar com a pessoa que amamos? Por isso Su In não hesitou quando a vida o colocou perante a pergunta com que abri esta postagem, mesmo sabendo que provavelmente viveria menos tempo do que se fosse entregar às autoridades, mesmo sabendo que se arriscava a fazer de Mia sua cumplice. Em A Verdadeira História de Jack, O Estripador, a personagem de Johnny Deep prefere afastar-se de Heather Graham de forma a não colocar a vida dela em risco. Talvez ele não a amasse. Talvez ele - supostamente o herói, o tipo certinho, do lado bom da sociedade - apenas sentisse, não condescendência, mas uma atracção pela pureza de quem "supostamente" deveria personificar o lado errado, a impura pela sua personificação de prostituta. Aqui, Su In não é vilão nem herói, como não o são nenhum dos personagens retratados, à excepçao de um inescrupuloso vizinho de Mia. Em Lovers Vanished existem vítimas, sobreviventes, pessoas que não desistem da vida e da felicidade, do carácter, mesmo doentes, mesmo estando limitados pelas grades de uma prisão.


 E vocês, que escolheriam? Uma hora de amor ou uma vida inteira, longa sem nunca amarem?

Sem comentários:

Enviar um comentário