Entre o riso e o choro, o drama da vida ou a comédia a cores ou a preto e branco. A verdade escondida que nos faz pensar e crescer, meras coincidências que nos dizem tanto ou quase nada, momentos bem passados de preferência partilhados, numa boa companhia e num pacote de pipocas.

quarta-feira, 6 de março de 2013

ALTAMENTE

UP - Altamente, é mais um projecto da Pixar, que aconselho vivamente a ver, desde que evitem a versão 3D , realmente muito fraquinha, já que, por vezes se consegue ver melhor o filme sem o auxílio dos óculos. O resto é, como o próprio nome do filme nos diz: Altamente.
Altamente logo de início a Curta com a nuvem, a exemplo da maior parte das curtas da Pixar. Altamente ainda a história de amor que nos é apresentada no início e que continua, embora de forma implícita no resto do filme, como mote para a grande aventura a que o protagonista se propõe realizar. O desfecho, não diria trágico, mas natural deste romance logo nos primeiros instantes, dá ao filme um toque real, dramático, que tantas vezes vimos arredado deste género de filmes, onde raramente alguém morre, nem mesmo os maus.


Altamente o feitio rezingão do velho que se auto exclui de um mundo em renovação para se "enterrar" em vida nas memórias de um passado feliz, mas a que terá faltado algo mais. Engraçada também a figura do menino escuteiro, insistente, muitas vezes trapalhão, à procura de ajudar o protagonista para conseguir a medalha que lhe falta.

Altamente ainda as cenas com os cães, todos - e são muitos -, sobretudo as do líder do grupo quando tem o aparelho que lhe permite falar avariado. Não via um grupo de pretensos vilões tão desastrado e simpático desde os primeiros Sozinho em Casa.

Para terminar, muito interessante e original a história, com duas ideias muito interessantes e que valem a pena destacar: Será uma casa ou mesmo os objectos que a recheiam assim tão importantes para preservar a memória de alguém que já não está connosco? A segunda questão relevante prende-se com o mote impulsionador de toda a história do filme, a aventura das nossas vidas e que, na vida real é diversas vezes conotada com "a viagem que nunca chegámos a fazer", ou com todos os sonhos que ficaram por realizar. Será que a maior aventura das nossas vidas estará em lugares tão distantes e inóspitos ou em realizar façanhas tão mirabolantes ou experimentar milhares de coisas novas? Às vezes a maior aventura das nossas vidas está nas coisas que achamos chatas do dia a dia, nos pequenos detalhes tão próximos a que raramente damos valor. A vida, o amor, é a maior aventura de todas, saber viver e utilizar da melhor das formas o amor que damos e o que recebemos é o segredo apenas ao alcance de uns poucos.

Sem comentários:

Enviar um comentário