Entre o riso e o choro, o drama da vida ou a comédia a cores ou a preto e branco. A verdade escondida que nos faz pensar e crescer, meras coincidências que nos dizem tanto ou quase nada, momentos bem passados de preferência partilhados, numa boa companhia e num pacote de pipocas.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

QUANDO É DIFÍCIL SER HOMEM

After the Promise (Quando é difícil ser homem) é um filme de 1987, realizado por David Greene e protagonizado por Mark Harmon, que conta a história de um homem que fica viúvo e que de um momento para o outro tem de começar uma luta sem tréguas contra o sistema judicial americano, quando a segurança social lhe retira a guarda dos seus quatro filhos ainda pequenos. Já bastante antigo, este é um daqueles filmes que conotamos como dramas lamechas - e até poderá ser o caso - mas que nos prende ao ecrã, revoltados com as adversidades com que o humilde carpinteiro se vai deparando e que, ao invés de o aproximarem dos seus filhos o vai atirando para um poço profundo do qual parece ser impossível sair, não fossem os laços que unem pais a filhos. Não é complicado transpor a história do filme aos nossos dias, nos quais sabemos que as injustiças continuam a suceder bastante mais vezes do que deviam, não só nos filhos arrancados aos pais, como ainda nos casos de atribuir a guarda dos mesmos a um dos elementos do casal, mãe ou pai, onde nem sempre impera o bom senso e o bem-estar da criança. Não é também utópico imaginarmos nos nossos dias os maus tratos que os jovens vão sofrendo em instituições que, de caridade pouco têm, colocando acima de tudo os interesses económicos àqueles que originariamente se propunham, de constituir lares de apoio a crianças abandonadas ou em risco de exclusão social, paredes meias com uma marginalidade quase irreversível, mais do que apenas iminente. Conseguirá este pai superar as suas próprias dificuldades, encontrar um rumo para a sua vida e ainda por cima resgatar os filhos a um destino que se afigura mais do que provável, quase certo, de um final trágico? Um excelente filme, intenso, dentro de um género sem sempre valorizado.

8 comentários:

  1. Emocionei-me muitíssimo ao ver este filme,choramos todos a ver a luta que o pai teve,e os meninos para sobrevivência,eram tão unidos


    ResponderEliminar
  2. É verdade. Não conhecia o filme, mas a verdade é que não me arrependi. Um belo drama, tocante. Obrigado pela visita.

    ResponderEliminar
  3. Eu, vi este filme,aos 12anos, hoje, estou, com 37 anos, gostaria ver, novamente.

    ResponderEliminar
  4. Este para é um dos melhores filmes que marcaram a época que já assisti.
    Não consegui conter as lágrimas das vezes que assisti.

    ResponderEliminar
  5. Vi este filme umas 3 vezes e em todas elas eu chorei, gostaria de reve lo, mas não o encontro

    ResponderEliminar